quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Como melhorar a qualidade do ar no interior de comércios e residências?

A poluição é uma das principais vilãs do meio ambiente e da qualidade de vida, especialmente para quem mora em cidades grandes, por concentrarem uma grande quantidade de indústrias e automóveis, apresentam muita poluição atmosférica.
De acordo com o Instituto Saúde e Sustentabilidade, somente na capital de São Paulo, mais de 15 mil pessoas morrem anualmente por doenças provocadas pela má qualidade do ar. Para tentar reverter este cenário preocupante e sufocante, algumas medidas podem ser adotadas para garantir mais qualidade no interior de residências e ambientes comerciais.
Dentro de uma casa, por exemplo, uma medida simples é manter portas e janelas abertas para arejar o ambiente. A troca do ar interno com o externo ajuda a combater os poluentes. Além disso, evite fumar dentro de casa e, quando for pintar salas e quartos, prefira tintas desenvolvidas com matéria-prima natural, sem solventes químicos e metais pesados.

Cortina de ar para melhorar a qualidade do ar

A cortina de ar é um dispositivo que cria uma barreira invisível nas janelas e na porta de entrada/saída da casa ou loja, evitando que a poluição e partículas de poeira entrem no ambiente. Além disso, esta barreira de ar impede que a temperatura interna seja influenciada pelo ambiente exterior, mesmo em dias de sol forte ou frio intenso. Para complementar o trabalho desempenhado pela cortina de ar, você também pode instalar um purificador de ar para remover bactérias, mofo, vírus, fungos e ácaros. Caso tenha aparelhos de ar-condicionado, lembre-se de limpar o filtro com certa frequência.

Plantas e limpeza dentro de casa

 Ter plantas dentro de casa ou da loja é outra boa solução para melhorar a qualidade do ar. Isso porque elas têm a capacidade de filtrar as impurezas do ar e devolver oxigênio limpo ao ambiente. Cactos, azaleias e bromélias são algumas das espécies de plantas indicadas para limpar o ar e valorizar o ambiente com uma decoração verde e ecológica.

Por fim, mantenha a casa sempre limpa e lave os tapetes e outros materiais que possam acumular poeira com frequência.



 PRD Parada do Ar Condicionado
PABX.: (11) 2362-8316/ (11) 2362-8319/ (11) 94580-3000
(11) 98879-9550/ (11) 7752-9951 - id. 55*768*11053 
E-MAIL: paradadoar@paradadoar.com.br


terça-feira, 30 de agosto de 2016

Má qualidade do ar em ambiente climatizado pode levar a síndrome.


Síndrome do Edifício Doente pode ser provocada por germes e poeira.
Nariz entupido, lacrimejamento e dor de cabeça são alguns dos sintomas.

 Síndrome geralmente está relacionada à
manutenção inadequada dos sistemas de
ar condicionado

 Quando sintomas como ressecamento da mucosa nasal, nariz entupido, lacrimejamento, coceira nos olhos ou na pele, dores de cabeça e náuseas aparecem exclusivamente no horário comercial - e o médico não consegue diagnosticar nenhuma doença específica - é possível que as causas do problema estejam no ambiente de trabalho. Se mais de 20% dos funcionários de um edifício relatam sentir os mesmos sintomas, pode ser um caso da chamada "síndrome do edifício doente".

Essa síndrome, que começou a ser estudada na década de 1970, está frequentemente relacionada ao sistema de refrigeração ou de aquecimento dos edifícios. Ela pode ser provocada pela presença de bactérias, vírus ou fungos em sistemas de ar condicionado sem manutenção adequada; de produtos químicos dispersos no ar ou de poeira acumulada em carpetes ou cortinas.


Fatores como temperatura inadequada, velocidade do ar e umidade abaixo ou acima do recomendável também estão relacionados à síndrome, de acordo com o médico Clovis Chechinel, do setor de Medicina do Trabalho do Delboni Auriemo Medicina Diagnóstica.

A principal característica observada em situações de síndrome do edifício doente é que os sintomas tendem a melhorar quando a pessoa sai do ambiente de trabalho, de acordo com o médico João Silvestre da Silva-Junior, diretor científico da Associação Paulista de Medicina do Trabalho (APMT). “Uma coisa muito comum nesses casos é que, na segunda-feira, a pessoa geralmente está melhor, mas na sexta-feira, está péssima. A fadiga é um sintoma encontrado com bastante frequência: não o cansaço normal, mas o cansaço do corpo tentando se defender de todas essas agressões”, diz.

Os especialistas explicam que a síndrome do edifício doente não provoca diretamente nenhuma doença específica, mas abre o caminho para infecções bacterianas ou virais e para doenças respiratórias, como bronquite, asma ou até pneumonia.


As causas da má qualidade do ar no ambiente interno que são capazes de levar aos sintomas da síndrome do edifício doente podem estar ligadas à falta de manutenção dos sistemas de ventilação.

A maioria das empresas não adotam a prática de manutenção programada e só chamam um técnico de refrigeração quando têm algum tipo de problema. Nesses casos, os filtros ficam obstruídos, com grande quantidade de sujeira e até mal cheiro. 

O excesso de sujeira nos filtros pode prejudicar a captação do ar externo, o que leva ao aumento no nível de dióxido de carbono (CO2) no interior, principalmente nos prédios fechados, sem janelas. Isso pode levar a uma sensação de sonolência e de ‘ar pesado’ no ambiente de trabalho.
Uma manutenção adequada do sistema de ventilação, inclui a limpeza dos filtros, a higienização das serpentinas com produtos antibacterianos e a limpeza da bandeja para não haver acúmulo de água e risco de proliferação de fungos.


Recomendações
Segundo Silva-Junior, trabalhadores que têm sintomas que só aparecem no ambiente de trabalho devem procurar o serviço médico de sua empresa para relatar o caso. Dessa forma, a empresa pode identificar se existe uma queixa comum entre os funcionários e fazer uma investigação das possíveis causas.

“É importante não encarar esse tipo de problema como uma fragilidade individual, porque pode ser uma reação do organismo a esses fatores externos. Só tem como a empresa ficar sabendo se os funcionários relatarem os casos ao serviço médico”, diz o médico.

As empresas devem fazer uma manutenção periódica dos sistemas de climatização e observar se existe a presença de substâncias tóxicas no ar ambiente, provenientes de produtos de limpeza ou do próprio mobiliário.

No Brasil, a qualidade do ar de ambientes internos deve atender a normas estabelecidas pela Anvisa. Uma portaria publicada em 1998 estabelece que todos os ambientes climatizados artificialmente de uso público devem manter um plano de manutenção e controle dos sistemas de condicionamento de ar. Uma resolução publicada pela agência em 2000 determinou os padrões de referência de qualidade do ar interior.


Caso histórico
Um caso extremo de síndrome do edifício doente aconteceu na Filadélfia, nos Estados Unidos, em 1976. Durante uma convenção da Legião Americana de Veteranos, que reuniu mais de 4 mil ex-soldados no Bellevue Stratford Hotel, os participantes começaram a adoecer misteriosamente, apresentando tosse, febre e dificuldade para respirar.

Quatro dias depois da convenção, um dos veteranos que tinha participado da convenção morreu. Outras 28 pessoas morreram em seguida. A causa da doença misteriosa – depois se descobriu – foi a presença da bactéria Legionella pneumophila no sistema de ventilação do edifício.
Em 1982, a Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou um relatório sobre a síndrome do edifício doente, no qual o problema foi relacionado principalmente com os sistemas de ventilação dos edifícios e com a presença de carpetes e cortinas, além de substâncias poluentes no mobiliário dos edifícios.

Venha fazer a sua Manutenção Preventiva conosco, ficaremos felizes em atender.







 PRD Parada do Ar Condicionado
PABX.: (11) 2362-8316/ (11) 2362-8319/ (11) 94580-3000
(11) 98879-9550/ (11) 7752-9951 - id. 55*768*11053 
E-MAIL: paradadoar@paradadoar.com.br

terça-feira, 21 de junho de 2016

A Manutenção do Ar Condicionado é importante tanto no inverno, quanto no verão.

 
O inverno chegou, a temperatura caiu, fazemos de tudo para nos manter bem quentinhos, usamos casacos pesados, cobertores e edredons. Começamos a buscar receitas de caldos e bebidas quentes para espantar o frio. Mas será que é só isso que podemos fazer? Claro que não! Podemos ligar o ar condicionado! 

Muita gente não sabe que o ar condicionado no inverno pode ser o melhor recurso para garantir uma casa quentinha, saudável e aconchegante . 

Comparado com os modelos mais simples de aquecedor elétrico, aqueles que usam resistência, o ar condicionado gasta menos energia, principalmente se você escolher um modelo com a tecnologia INVERTER ou com selo PROCEL de eficiência energética.
Na época do frio o tempo é mais seco e existe maior propagação de doenças. O ar condicionado filtra o ar do ambiente, elimina poeira, mofo, vírus e bactérias, diminuindo assim o risco de doenças.

Cuidados com o equipamento:
A manutenção do ar condicionado é importante tanto no inverno, quanto no verão. É necessário manter em dia a limpeza do filtro do seu aparelho e as manutenções preventivas periódicas. Assim você evita problemas respiratórios e os transtornos causado pelo acúmulo de sujeira.

A manutenção adequada do equipamento trás outros benefícios: prolonga a vida útil do aparelho e garante o menor consumo de energia.

Se você mora em uma região onde o inverno é rigoroso, é muito mais vantajoso adquirir um ar condicionado ciclo reverso do que um apenas frio, que você só poderá usar no verão, a diferença de preço é pouca e você não precisará investir em aquecedores. 
E quando o ar condicionado estiver em uso, para não deixar o ar do seu ambiente muito seco você poderá usar uma bacia de água no ambiente em que o aparelho estiver ligado.


PRD Parada do Ar Condicionado
PABX.: (11) 2362-8316/ (11) 2362-8319/ (11) 94580-3000
(11) 98879-9550/ (11) 7752-9951 - id. 55*768*11053 
E-MAIL: paradadoar@paradadoar.com.br

quarta-feira, 8 de junho de 2016

Inverno, estação de economia para adquirir um aparelho de Ar Condicionado.


Nesses tempos de crise econômica que vivemos hoje em dia no nosso país temos que saber investir e no que investir, por mais estranho que possa parecer a melhor estação para se comprar um ar condicionado é o INVERNO.

Com a queda nas vendas durante o INVERNO, muitas lojas fazem promoções para vender o estoque do verão, as facilidades de compra aumentam, você paga menos e garante um verão refrescante e tranquilo.

 No verão do ano passado os equipamentos sumiram das lojas porque as fábricas não conseguiram suprir a demanda do mercado.

 O calor tende a aumentar a cada ano e é provável que essa situação se repita e na pressa, acaba-se comprando o que estiver disponível e paga muito mais caro.

Você pode escolher o equipamento que mais combina com você e  com a sua casa.

Você terá a instalação mais facilitada e de melhor qualidade, no verão as empresas são bastante concorridas e demoram para atender devido ao excesso de serviços e aguentar o calor até lá é bastante incômodo.

Você e sua família poderá usufruir da função quente, muitos aparelhos possuem o ciclo reverso (função quente) que deixa a sua casa mais aconchegante.

Ficaremos sempre a disposição para atender as suas necessidades.

PRD Parada do Ar Condicionado

PABX.: (11) 2362-8316/ (11) 2362-8319

(11) 98879-9550/ (11) 7752-9951 - id. 55*768*11053 
E-MAIL: paradadoar@paradadoar.com.br



quinta-feira, 28 de abril de 2016

Condicionador de Ar ciclo reverso - Função quente


Com o friozinho batendo na porta vêm as tentativas de manter a casa quente e confortável. Ter um condicionador de ar com a função quente (conhecida como ciclo reverso),  é uma ótima opção nos dias frios. O aparelho com ciclo reverso funciona de forma contrária de quando está na função frio – joga o ar quente para o ambiente e lança o ar frio para fora.
Um ambiente quente no inverno é aconchegante e rende noites bem dormidas. Se você reclama que passa frio e não há cobertor que lhe esquente, considere ter um condicionador de ar com a função quente.
Ele também tem outras vantagens, para quem tem problemas respiratórios e crises alérgicas típicas da estação o condicionador de ar mantém a umidade controlada e favorece a renovação do ar.


Vantagem econômica, o custo benefício do condicionador de ar com a função quente vale muito a pena, o preço e próximo aos modelos que possuem a função frio e vale muito mais a pena pagar um pouco mais por um aparelho que será usado ao ano inteiro e dispensa aquecedores elétricos. 
PRD Parada do Ar Condicionado

PABX.: (11) 2362-8316/ (11) 2362-8319

(11) 98879-9550/ (11) 7752-9951 - id. 55*768*11053




terça-feira, 12 de abril de 2016

Condicionador de Ar elimina vírus da gripe influenza A (H1N1)


A gripe provocada pelo vírus H1N1 tem feito muitas vítimas no estado de São Paulo. 
A tendência é que a crise se intensifique até o inverno em todo o Brasil, época em que é mais comum manter os ambientes fechados.
A principal forma de prevenção é a vacina contra a gripe. Mas durante um surto como o atual, todas as formas de prevenção são úteis.Muitas pessoas têm em casa um condicionador de ar e não sabem que ele pode colaborar para combater a transmissão da doença. Os equipamentos da linha Split Digital Inverter, da Samsung, por exemplo, tem a tecnologia Virus Doctor. O sistema elimina 99.9% dos vírus da gripe influenza A (H1N1), influenza B (vírus causador da gripe comum) e também o vírus tipo corona. Além disso, reduz a presença de bactérias, fungos e elimina ácaros para deixar o ar ambiente mais limpo.
O equipamento funciona como um purificador de ar, que emite íons de oxigênio e hidrogênio ativo para combater vírus e bactérias. É possível acionar o recurso pelo controle remoto do equipamento com um único toque e, assim, utilizar até mesmo o ar-condicionado como uma forma de impedir a proliferação de doenças em ambientes fechados. A eficácia da funcionalidade é certificada pelo Instituto de Ciência Biomédicas da Universidade de São Paulo (USP), entre outros centros de pesquisa de renome internacional, como o Yonsei University Kitasato Environmental Science Center.
Já o recurso de limpeza automática Auto Clean liga automaticamente o ventilador para que, ao desligar o condicionador de ar, o interior do aparelho esteja seco, prevenindo contra odores indesejáveis e evitando a formação de mofo e bactérias. Essa funcionalidade se destaca porque condicionadores de ar convencionais também podem produzir mofo e bactérias por causa da diferença entre as temperaturas do ar interno e externo, o que causa umidade e cria mofo na unidade interna.
Os equipamentos também têm filtros de alta densidade Full HD para garantir um ambiente mais fresco e puro. Além de reter maior quantidade de partículas sólidas, o ar-condicionado é confeccionado com material bactericida, filtrando 100% do ar que passa pelo aparelho. Além de oferecer conforto e máxima segurança, essas características ajudam na prevenção de problemas de saúde muito comuns principalmente entre crianças e idosos.
Além das funcionalidades voltadas para a saúde do consumidor, os condicionadores de ar da Samsung se destacam por funcionar de forma eficiente, silenciosa e principalmente por economizar energia, um ponto de atenção entre os brasileiros, que estão cada vez mais atentos aos gastos com a conta de luz. Graças à tecnologia Digital Inverter, quando a temperatura é alcançada, o equipamento passa a operar com capacidade mínima, gerando uma economia de até 60% em relação ao convencional.


PRD Parada do Ar Condicionado
PABX.: (11) 2362-8316/ (11) 2362-8319

(11) 98879-9550/ (11) 7752-9951 - id. 55*768*11053





quarta-feira, 6 de abril de 2016

Condicionador de Ar será fundamental para prevenir zika vírus nos Jogos Olímpicos do Rio.


Ao contrário do que sustentavam inicialmente os organizadores dos Jogos Olímpicos do Rio, o surto de Zika vírus no Brasil não deverá ter maiores impactos durante a competição. Isso porque muitas delegações pretendem vir prevenidas ao Brasil, incluindo a utilização do nosso amigo condicionador de ar para espantar o mosquito.

Décima colocada no quadro de medalhas na última Olimpíada, a Austrália é um dos exemplos. A delegação australiana confirmou a participação nos Jogos e pretende adotar procedimentos rigorosos para combater o Zika vírus. “Estamos orientando os integrantes da equipe sobre os riscos e maneiras de atenuá-los, como fechar as janelas e usar o condicionador de ar na Vila Olímpica, além de usar mangas compridas e repelentes”, declarou o comitê.

Nenhum atleta do país será obrigado a vir ao Rio, mas os australianos não creem em desistência. “Os atletas e funcionários do comitê têm autonomia para decidir se querem ou não participar dos Jogos. Nós não forçaremos nenhum atleta a participar, mas até o momento ninguém demonstrou interesse em deixar a Olimpíada”.

Outros países como Espanha, Estados Unidos, Alemanha, Espanha, Japão, França e Bélgica também divulgaram que irão utilizar todos os recursos possíveis para afastar os riscos dos atletas.


Orientação
Chefe médico do Comitê Rio-2016, João Grangeiro teve de responder a dezenas de questionamentos de jornalistas estrangeiros no início do mês, quando os casos de microcefalia ligados à zika se tornaram emergência mundial. Em uma das respostas, Grangeiro disse que os atletas seriam orientados a seguirem o protocolo da OMS (Organização Mundial de Saúde). “Estamos orientando a adoção de medidas preventivas, como o uso de repelentes, manter as janelas fechadas na Vila Olímpica e nos hotéis, e aproveitar o ar-condicionado”, reforçou à reportagem do jornal O Estado de S. Paulo.

Segundo o comitê, durante a realização dos Jogos equipes farão inspeções diárias em todas as instalações olímpicas. No momento em que algumas instalações esportivas ainda estão em obras, também existe o cuidado para evitar focos de depósito das larvas dos mosquitos.

PRD Parada do Ar Condicionado
PABX.: (11) 2362-8316/ (11) 2362-8319

(11) 98879-9550/ (11) 7752-9951 - id. 55*768*11053






terça-feira, 8 de março de 2016

Qualidade do ar em ambientes com Condicionador de Ar


Ar puro é sempre sinônimo de saúde e bem-estar, mas nem sempre conseguimos estar em locais com ar puro ou tratado. Entretanto, existem medidas simples que ajudam a purificar e reduzir os riscos em ambientes de trabalho e até mesmo nas nossas residências. Afinal, respirar um ar de qualidade pode nos trazer vários benefícios.
Você sabia que um dos principais recursos para garantir mais saúde é o condicionador de ar? Esses equipamentos, além de refrigerar ou esquentar (nos casos de aparelhos quente/frio), também purificam o ar ambiente. As tecnologias existentes nos aparelhos mais modernos promovem uma troca do ar, retiram o excesso de umidade e até mesmo combatem a proliferação de ácaros, vírus e bactérias. Por esse motivo, é sempre importante manter o seu equipamento limpo e higienizado.
Nas empresas, a discussão sobre o Ar-Condicionado fica restrita àquela velha dúvida: deixar ou não o aparelho ligado. Muito mais do que isso, o ar interfere diretamente na produtividade dos funcionários e na qualidade de vida deles. É completamente inaceitável trabalhar em um ambiente interno com uma precária qualidade de ar, já que essa pode trazer várias complicações para a saúde, indo desde o ressecamento da pele e das vias respiratórias, até desencadear graves alergias e pneumonia.
Qual é a temperatura ideal para o ambiente de trabalho? Quando a temperatura está elevada, há queda na pressão arterial e as pessoas ficam sonolentas, além de se cansarem mais facilmente. Em compensação, se a temperatura estiver muito baixa, isso pode afetar a imunidade e aumentar as chances de se contrair gripes e resfriados, além da pele e dos olhos ficarem ressecados. Então o equilíbrio com a temperatura é imprescindível.
Existe no Ministério do Trabalho uma norma regulamentadora chamada de NR 17, que dispõe sobre as condições de conforto necessárias para os locais de trabalho. Essa norma determina que escritórios, laboratórios e salas de controle que dispõem de algum sistema de climatização devem ter sua temperatura ajustada entre 20 e 23°C.
A utilização de plantas também é uma excelente medida para melhorar a qualidade do ar e garantir a renovação do oxigênio em ambientes fechados. Em casa ou no escritório, invista em um jardim, com plantas diversificadas. Se o seu problema é espaço, planeje um jardim de inverno ou mesmo o cultivo de plantas em vasos e jardineiras. Existem várias opções baratas e de fácil manutenção que vão garantir um auxílio do tratamento do ar. No escritório, além de melhorar o ar, podem ajudar o profissional a ficar fisicamente, mentalmente, e até emocionalmente mais envolvido no trabalho.
É necessário lembrar que nem todas as plantas vivem bem num ambiente com Ar-Condicionado. O ideal é conversar com um profissional que entenda e auxilie na escolha da melhor planta. Elas deixam o espaço mais acolhedor e ajudam a decorar cada cantinho!
(Fonte: Web Ar Condicionado por Lisi Moussalle) 



PRD Parada do Ar Condicionado
PABX.: (11) 2362-8316/ (11) 2362-8319

(11) 98879-9550/ (11) 7752-9951 - id. 55*768*11053






segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

110V x 220V: Qual a voltagem mais econômica?


 Esclarecendo termos
Antes de mais nada, é importante lembrar que a palavra voltagem – correspondente a uma das grandezas elétricas mais famosas – não existe no dicionário, assim como o termo amperagem. Sim, é isso mesmo, a palavra voltagem é uma expressão coloquial muito utilizada inclusive por quem entende do assunto, mas não existe no meio acadêmico da eletricidade, sendo falada comumente pois a unidade que representa a tensão elétrica é o Volt da qual se derivou a palavra.
A grandeza elétrica que erroneamente é chamada de voltagem nada mais é do que a tensão elétrica.
Desmitificando ideias
O Brasil é o único lugar do mundo a possuir oficialmente duas tensões na rede elétrica, o que causa muitos transtornos, dúvidas e confusões a nós, usuários da eletricidade. Com isso, a pergunta sobre qual tensão é a mais adequada acaba ganhando forças em meio às duas possibilidades e à quantidade de informações sobre tensões.
Podemos encontrar uma gama de fontes que afirmam que 220v é mais econômico, mas tudo isso não passa de mito: teoricamente, tanto faz se o computador ou notebook está ligado a 110V ou 220V, pois eles vão necessitar da mesma potência para trabalhar. Para entender melhor como isso funciona, iremos nos basear na seguinte fórmula: P = U x i, considerando o P a potência consumida pelo aparelho, o U a tensão utilizada e o i a corrente elétrica.
 
Desse modo, vamos imaginar que a Tensão (U) é a largura de um cano d´água e a corrente (i) é a velocidade em que a água passa por este cano. A quantidade de água colocada em um balde é a potência consumida. Sendo assim, se formos duplicar a largura desse cano (aumentar a tensão de 110V para 220V), iremos precisar apenas da metade da velocidade de água passando por ele (reduzir a corrente de 50A para 25A), já que ambos conseguirão encher o mesmo tanto de água no balde (potência consumida em Watts). Assim:
- 110v x 50A = 5500 Watts
- 220v x 25A = 5500 Watts
Resumindo, a ideia de que 220v é mais econômico não passa de ilusão, visto que a economia será a mesma em ambos os casos acima, pois a voltagem não interfere no consumo de energia e a conta de luz é cobrada em Watts (W), e não em amperes (A) ou tensão (U).
O que pode fazer a diferença
Na prática a história é um pouco diferente. Como a corrente é bem mais elevada na rede elétrica de 110V, são necessários fios mais grossos, elevando o custo da construção ou manutenção. Sendo assim, um ar-condicionado 220v pode consumir um pouco menos de energia pois trabalha com fiação mais fina devido a menor corrente que utiliza. Podemos então economizar na fiação, mas a diferença é tão pequena que não dá para dizer que um aparelho 220v consome menos.

Mas por que há duas voltagens?
Você já deve ter se perguntado por que existem duas opções de voltagem para as instalações elétricas, 110V e 220V, ao invés de um padrão único, ainda mais se já queimou algum aparelho por causa disso. Acontece que as diferentes voltagens tiveram origem no começo da implantação da eletricidade no Brasil no começo do século 20.
No início da eletrificação no país não existiam empresas nacionais, o que levou o Brasil a sofrer influência de empresas dos EUA e da Europa. Daí a possibilidade de duas voltagens, já que as norte-americanas usam apenas 110v e as europeias 220v. Além disso, na época que se definiu o padrão, estudos mostraram que o custo para se converter as instalações diferentes para uma só era absurdamente inviável, fazendo com que as duas possibilidades permanecessem e rendessem aparelhos tanto 110v quanto 220v até hoje.
(Fonte - Web Ar Condicionado)


PRD Parada do Ar Condicionado
PABX.: (11) 2362-8316/ (11) 2362-8319

(11) 98879-9550/ (11) 7752-9951 - id. 55*768*11053






segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Engenhoca que funciona.

O "ar-condicionado de pobre", nome dado pelo seu inventor, é feito de cano de PVC e é baseado em mecânica de fluidos, onde uma leve brisa pode ser transformada em um agente de fluxo de ar, retirando o ar quente que fica embaixo do telhado ou da laje.

Como montar?
Você vai precisar de dois pedaços de um tubo de PVC, de um "T e um joelho/cotovelo 90°. O "T" será o "gerador".  O ar que passar por cima do teto entrará no ‘T’. O deslocamento do ar interior vai puxar o ar do tubo que estará conectado ao outro tubo pelo cotovelo de 90º.

T de PVCO ar que será puxado é o quente que estará dentro da casa. E para ocupar o espaço dele, uma brisa entrará por uma das janelas, fazendo uma convecção forçada pela brisa de acima do teto. Ou seja, a brisa é forçada a entrar pela janela, enquanto o ar quente é soprado para fora da casa pelo tubo.

Para escolher a altura que o T deve ficar para puxar o máximo de ar possível, você deverá fazer um estudo do local. Se sua casa fica em cima de um morro, por exemplo, não precisa colocar muito alto.
joelho de 90º 
“O protótipo foi testado em uma pequena casa em Salvador no fundo de uma outra casa na Pituba, um bairro a 15 Km do centro da cidade e a 2 Km da orla. A temperatura foi esfriada em pelo menos 5 graus, mas a brisa ajudou a melhorar o ambiente e também secava a roupa mais rapidamente”, explica o autor do artigo.

Claro que o seu ambiente não vai ficar gelado, mas essa engenhoca pode ajudar a diminuir aquela sensação de abafamento enquanto você não consegue adquirir um aparelho de ar condicionado de verdade. Fica a dica!
Fonte: Blasting News



PRD Parada do Ar Condicionado
PABX.: (11) 2362-8316/ (11) 2362-8319

(11) 98879-9550/ (11) 7752-9951 - id. 55*768*11053